quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Primeira postagem

Bom antes de começar a postar trabalhos aqui no blog queria dedicar esta primeira postagem a um dos meus maiores tesouros, que na realidade é um dos grandes alicerces da minha carreira como desenhista e eu gostaria de compartilhar com vocês isso,
-->se conforte na cadeira que a história não é tão antiga mas rende uma pequena leiturinha.
1997 meado de março morava com minha mãe e meus 3 tios: Silvio, Carlos e o Sergio todos os 3 desenhavam mas, o que realmente me inspirou a seguir o caminho de desenhista com certeza foi o Carlos, ele fazia umas HQs que me deixava deslumbrado com o traço (um dia ainda vou conseguir desenhar tão bem quanto ele). Pra começar a pegar o gosto pela arte de desenhar não foi muito difícil e criar meus próprios personagens, foi um pulo: o Monei (com i mesmo) e o Zele na minha primeira revistinha.
Alguns meses depois veio a segunda revistinha só que agora foi a do Zele, veja que na capa tem uma marca circular, feita por minha mãe colocando uma panela em cima da revista afinal eu desenhava na mesa onde era servido o almoço =/.
Logo em seguida veio a criação de mais dois personagens: o Janjão e o Carlito, mas essa é uma grande perda que eu tenho, na viagem de Itabuna pra Brasília acabei perdendo essa revistinha T~T . Se alguma alma bondosa nesse mundo a achou e por coincidência esteja lendo esse post (será possível?¬¬), por favor, devolva-me!!!
1998 foi um ano criativamente produtivo, nasceu a Turma do Monei a Turma da Deny e o Super Zero , todos concebido em folha de caderno escolar, que maravilha! =)
Em seguida a nº 1 do Monei.
A nº 1 do Zele que agora se tornará Tum-Tum (afinal o nome se associava ao do Zé Lelé do Chico Bento).
A nº 1 do Janjão, nessa eu refiz a capa e todas as historinhas (ou o que lembrava) da primeira revistinha do Janjão que havia perdido.A nº 1 da Jasmin fechando assim a Turma do Monei .
A turma da Deny criei a base inspirado em minhas irmãs, a caçula Denise, e a do meio a Cindy. Os outros personagens foram inspirados em minhas primas, primos, tios e todos os demais parentes daquela época que tivesse menos de 6 anos de idade, as historinhas eram focadas justamente nesse universo infantil.

A nº 1 da Deny .A nº 1 da Cindy.
1999 tava todo empolgado com minhas revistinhas levando muito a sério o negócio e criei... A revistinha de Curiosidades das Turmas e Volta as Aulas das Turmas, não eram historinhas, eram... ah! Sei lá o que eram. Quando criei isso, na minha cabeça deveria ser algo do tipo material de apoio pedagógico >.<. Bom mas depois disso veio o momento HQ SUPER HERÓI!!! SIM! SIM! Eu tinha uma historinha de Super Herói não era lá grande coisa, pode-se chegar a essa conclusão pelo próprio nome dele...
Nº 1 do SUPER ZERO.
Apesar de ele ser um herói bem galhofa me amarrava bagarai em fazer a historinha desse carinha!

Em seguida eu produzi outra coisa fabulosa (ao menos pra mim) que foi... O ALMANAQUE DA TURMA DO MONEY E DA DENY!!! \o/ com historinhas INÉDITAS! Eu realmente era muito desocupado nesta época, porque esse almanaque tinha lá suas 80 páginas dentre jogos e passatempos e outros e eu tinha acabado de fazer a nº 1 do Super Zero que tinha suas 50 páginas.
Almanaque da turma do Monei e da Deny.
2000 a empolgação já não era tão grande quanto antes, produzi pouquinha coisa esse ano.
Revista nº 2 do Monei.Revista nº 2 da Deny.
E a Revista de Pintura das turmas.
2001 quase parando com essa inestimável brincadeira...
Revista nº 2 da Cindy.
Capa de comemoração de 3 anos da revistinha do Monei e da Deny, rs... eu levava muito a sério isso. U.U
2002...
Última revista do Tum-Tum seria a nº 2.
Revista apresentação da Turma do Monei
Cheguei a criar até a turma do Dólar que era o camaleão de estimação do Monei.
2003, última revista do Monei foi meio que uma homenagem fazer isso, pois meu desenho e os traços já estavam bem mais seguros e eu precisava produzir uma revista digna pro Monei afinal ele foi o primogênito na minha evolução como desenhista.

Último desenho (até agora) da turma da Deny. Gostava/gosto muito de fazer as historinhas dessa turma, tem um conteúdo muito rico, de todas as minhas criações de infância que estão engavetadas acredito que a da Turma da Deny é a única que eu ainda penso em refazer e tocar pra frente, enxergo um grande potencial no conteúdo desse material.

É evidente o estilo do Mauricio de Sousa nos traços afinal lia muito Turma da Mônica e C&A, mas com o tempo fui aderindo ao meu estilo, detalhe é que todas essas ilustras apresentadas eram desenhadas e pintadas a mão e nessa época eu nem sonhava em ter computador às vezes eu olho umas ilustras dessas antigas e nem me lembro como conseguia fazer um degradê com giz de cera. A convergência da informática às vezes nos prejudica.

Bom foi um prazer compartilhar esse tesouro com vocês, esse são alguns dos meus antigos desenhos, se não fosse esse blog acredito que eles estariam limitados apenas a uma pasta dentro de uma gaveta. Prometo que os outros posts serão bem mais curtos rs...

Abobai!!!

7 comentários:

  1. Ótima lembrança dos seus primeiros trabalhos. Ficou registrado pra posteridade. Tenho certeza que um dia sua turma terá uma revista publicada. É uma questão de tempo, só. Pois talento a gente sabe que você tem. Vida longa ao seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. cara, tu é muito bom mesmo. falta muito pouco para ficar na mesma qualidade de Carlos.

    Mas, o estilo é bastante parecido, mesmo traço engraçado. Eu também sou fã dele, e seguramente serei também teu fã. Estou na torcida e parabéns pelo Blog. É emocionante acompanhar a progressão de teus desenhos. Apesar de meios toscos, os primeiros já indicavam um talento nato. Foi uma deliciosa viagem verificar tua evolução.

    Que bom.

    Fico extremamnete orgulhoso e convencido...

    afinal você é da família AZEVEDO.

    Até a próxima.

    Fui

    SILVIO AZEVEDO

    ResponderExcluir
  3. você não tem idéia de como isso me deixa feliz, só eu sei o quanto foi dificil p/ você essa tragetória, vêr hoje suas revistinhas em seu blog é a realização de um sonho que só você sabe o valor. As vezes sem matérial!!! mesmo assim fazia, fazia em sua mente e guardava em seus sonhos. Você consegui meu filho apenas com seus merítos e força de vontade isso é apenas o começo, como mãe e admiradora torço por voce no meu silêncio na distância. Bruno muito obrigado por ser meu FILHO.

    ResponderExcluir
  4. Caramba...caramba...caramba...
    Eu me lembrei, de quando nós brincavamos lá no apartamento da 11, com aqueles bonequinos de soldados verdes e inventavamos várias histórias que não tinham nem pé nem cabeça, mas ficavamos horas nessa viagem, ou então carlos mostrava para agente as revistas dele e ai viajavamos também...Pois bem, eu me lembro muito bem quando você me mostrou algum desses rabiscos e fiquei orgulhoso de vê a sua decolada...as vezes quando eu, carlos, silvio e sergio estamos em um momento de reflexão regado a cerveja(rs), nós tentamos descobrir de onde vém esse dom familiar, pois todos, sem excessão possuem um pouco de aptidão para a arte...mas isso não teremos como saber...(rs)...

    Então,meu caro orelhão...Parabéns pela evolução e determinação...isso mostra que você tem realmente o sangue do velho Domingos nas veias...Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é super legal!!!
    Clarinnha!!!!

    ResponderExcluir
  6. Já faz algum tempo que acompanho sua trajetória profissional e vejo o quanto você se dedica a esse trabalho. E a elaboração desse blog é mais uma realização. Todos veêm o seu talento e a cada dia este evolui. Espero que você chegue ao nível mais alto, pois pessoas como você que batalham pelos seus objetivos merecem o melhor.

    Desejo Sucesso !!!!!

    ResponderExcluir